quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Agora é hora de todos se mobilizarem! Assine e Colete assinaturas em prol da Resex Tauá-Mirim!

É passada a hora de nos envolvermos profundamente com uma causa ambiental de resultados, cujas consequências dizem respeito não apenas aos diretamente afetados pela criação da Resex Tauá-Mirim, mas a todos os habitantes da capital maranhense: a criação da Reserva Extrativista do Tauá-Mirim, unidade de conservação ambiental a ser criada na Zona Rural da cidade, atinge mais de uma dezena de comunidades na chamada Zona Rural II de São Luís, conservando-lhes o território para que desenvolvam com tranquilidade suas atividades, que estão relacionadas à pesca, agricultura e criação de pequenos animais. É dali que aproximadamente quinze mil pessoas tiram diariamente seu sustento, bem como contribuem para a segurança alimentar da cidade, através da comercialização de seus produtos nas feiras da capital.

A questão é que todo esse contingente populacional, que em grande parte habita aquela região há mais de um século, vive constantemente ameaçada pelo avanço das indústrias poluentes na região. Em nome do benefício de alguns poucos, o Estado tem servido para atender a interesses privados, sob um discurso que, depois de expulsas as famílias, não se confirma: criação de emprego e renda, melhora da qualidade de vida são desculpas que têm servido para ameaçar a segurança de um grande número de famílias que, após cederem seus territórios, muitas vezes sem a mínima oportunidade de contestar seu inevitável deslocamento, não veem concretizadas suas esperanças, e vão parar nas periferias, aumentando a demanda por serviços públicos já, há muito precários. Além disso, os prejuízos ambientais com o avanço sobre a região são incomensuráveis: destruição de manguezais, matas, brejos e nascentes, que há muito tempo são utilizadas pelas comunidades para desenvolverem suas atividades de modo sustentável, contribuindo para sua conservação. Todo esse rico ecossistema está ameaçado caso essas comunidades desapareçam daquela área!

A criação da Resex é, portanto, uma demanda de toda a São Luís, por mais qualidade de vida, por um meio ambiente saudável, e por tranquilidade a inúmeros de seus filhos que habitam a região.

Em razão disso tudo, conclamamos a todos a não apenas assinar a petição, o que pode ser feito agora, através de computador, smartphone ou tablet, ou ainda imprimindo a folha de assinaturas e coletando apoiadores para fortalecer esse movimento. Ajude a construir essa história, fazendo parte dela, pressionando as autoridades para que, depois de quase vinte anos que as comunidades da Zona Rural da cidade clamam pela criação da reserva ambiental, possam ser finalmente ouvidas e dormirem tranquilas, sabendo que no dia seguinte não estarão ameaçadas de serem retiradas de suas casas, que poderão pescar e plantar e continuar a fazer o que sempre fizeram, e que muito contribui para que tenhamos uma cidade mais humana!

ASSINE A PETIÇÃO ON LINE AQUI

BAIXE AQUI A FOLHA DE COLETA DE ASSINATURAS!

Ajude a coletar as assinaturas! Após preenchidas, as folhas podem ser entregues na sede da Comissão Pastoral da Terra, no Centro (Rua do Sol, 457); na Sala do GEDMMA, na UFMA (Centro de Ciências Humanas, CCH, Bloco 1, Térreo) e nas Uniões de Moradores do Cajueiro, do Taim e de Rio dos Cachorros, na Zona Rural de São Luís!

Nenhum comentário:

Postar um comentário